De Inverno Comunicação

 

 Um som começa a rolar
em casa e me pergunto: que som é esse? Até que entra a guitarra… Ah, é Imof!! Sim, é Imof, mas a
música é nova, pode-se dizer
 
Terceiro single do projeto Santos Marti Amatuzzi & Castel, “O Começo Outra Vez” ganhou um novo olhar do Martinuci, especialmente, que recriou a obra iniciada por Ivan, com participação de Luigi Castel e Igor Amatuzzi, ambos parças das antigas da De Inverno – Igor mais das antigas ainda, de bem antes de sequer pensarmos em algo como a  De Inverno.  Além de um dos primeiros parceiros do Ivan, foi um dos fundadores d’OAEOZ e tem uma penca de outras belas canções na bagagem.
 
 
SMA&C é um projeto que envolve gente com estrada na música.  Todos os envolvidos já criaram grandes canções e seguem contribuindo para alimentar essa via  paralela ao mainstream.
A primeira versão era mais simples, direta e visceral.
Agora, mudou tudo – tanto que inicialmente nem reconheci. O baixão abrindo o som e só depois liberando a entrada do guita em riff, ficou muito show! Deu um corpo diferente para canção – corpão violão? Hahahaha. O jeito e a intenção ao cantar, os detalhes de uma bateria que agora combina criações de Igor e do Luigi e, claro, as tramas em cordas colocaram a canção em outro patamar de sofisticação. Pra mim, que gosto de um som cru, tanto quanto daqueles que combinam bem algumas firulas que tenham a ver, as duas versões interessantes.
Ele sabe que
nada mais é o que parece
Se contenta
com migalhas então esquece
Ele sabe que
nada mais é o que parece
Se contenta
com migalhas e então esquece
E no fim o
começo outra vez te leva pro mesmo lugar
E fugir, se
esconder não faz mal
Mas, também
não vai adiantar
E no fim o
começo outra vez
te leva pro
mesmo lugar
E fugir, se
esconder não faz mal
Mas também não
vai te salvar.
Ele sonha
com motivo pra ficar acordado
Se cansou de
esperar o futuro
E viver do
passado
E no fim…
o começo outra vez te leva pro mesmo lugar
E fugir, se esconder
é normal, mas também
Não vai te
salvar



https://soundcloud.com/santosmartiamatuzzicastel/o-comeco-outra-vez

 

O SMA&C nasceu depois que o Imof terminou, mas não acabou nem com a vontade de fazer música. Martinuci é um perfeccionista. Se depender dele, a impressão que tenho, é que a música não acaba nunca. Isso tem um lado bom, quando a pessoa (como é o caso do Marti) tem um estofo e talento musical teórico também. A combinação do jeito do Ivan com o jeito do Martinuci deu bons frutos e estas três gravações lançadas até agora são o sinal mais bem acabado do potencial.  Os dois são compositores – imagino que isso dá uma cancha dos dois lados para entender certo melindres que poderiam acontecer quando alguém ‘mexe’ na música de outro alguém.  Observando daqui de perto, posso dizer que a química trouxe uma boa descoberta.  De um lado, tem a pegada visceral, espontânea  e de retratos instantâneos que o Ivan gosta de ‘captar’.
Já o ouvi falando várias vezes sua teoria (que eu gosto) de que um disco é o registro de um momento: a banda era aquilo ali, com suas qualidades e defeitos. Por outro lado, trabalhar com Martinuci, pra mim é claro, trouxe um outro tipo de experiência musical para o Ivan. Outros tipos de experiências,  seria mais correto dizer.
Longas, muitas vezes cansativas, tratativas sobre cada instrumento, gravações, mixagens, masterização que podem levar meses para finalizar uma única musica, com chances de provocar um cansaço natural com a vida, cobra um preço e, imagino, que surgem momentos de ‘não aguento mais ouvir isso. quero terminar”.  Por outro lado, tem o prazer, imagino também, de ver uma música sua ganhar outras nuances pelo olhar de alguém que
viu outros caminhos possíveis. É muito legal essa troca e sei que o ele curte também. Ambos, curtem.  Outra
coisa nessa experiência é dividir, efetivamente, a criação de todo o processo, algo que muitas vezes ficou
nas mãos de uma pessoa só e agora se concretiza com mais trocas e compartilhamento de responsabilidades criativas…
É só ouvir as versões novas e notar nos detalhes das camadas
instrumentais as diferenças, apreciar essa nova chance de ouvir uma canção que
achei que já conhecia e que voltou a me surpreender. 

 

https://soundcloud.com/santosmartiamatuzzicastel/sem-acreditar
E, vamos falar de uma nova, mesmo, canção.  Essa eu só tinha ouvido com voz e violão.
Do Lado de Cá da Cidade é um texto incrível, e bastante
antigo, do Mario Bortolotto. 

 

https://soundcloud.com/santosmartiamatuzzicastel/do-lado-de-ca-da-cidade
 
Nem sei quanto tempo faz que o Ivan vai e vem com essa canção.  Eu não via a hora dela, finalmente, ganhar
vida diante de outros ouvidos. Faz muito tempo que ouço as tentativas no violão – e lembro muito bem das primeiras. Ele dedilhando e cantando baixinho, se batendo para encaixar o texto sem nenhuma mudança… e como parecia longo, texto e música, no começo.  Engraçado é que agora nem acho a música tão  longa assim… rsrs. Ela ficou simples e elegante. Eu curti esta sua primeira encarnação. Ainda quero ver em um show, mas isso já é outra história, porque o SMA&C nasceu como um projeto, sem intenção de ser uma banda com aquela rotina cansativa de produção.  É bem como diz o release: um grupo de amigos músicos que gosta de se encontrar para tocar e que sente, volta e meia, a necessidade de, também, registrar alguns momentos destes.  Estamos,  também na De Inverno, em outro momento da vida. Já não temos os mesmos objetivos, as mesmas vontades e tampouco a energia necessária para encarar as correrias de produções seguidas e de toda labuta que é pra uma banda estar no circuito. É apenas outra fase, com novas vontades.  O que o futuro reserva, só vivendo pra saber. Mas, de uma coisa estou certa: será um futuro com música e muitas divagações escritas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *